Jantar de Aniversário da Associação Figueira com Sabor a Mar

Figueira com Sabor a Mar assinala aniversário com confiança num futuro melhor Com o Jantar de Aniversário realizado no Casino Figueira a Associação Figueira com Sabor a Mar assinalou a efeméride e concluiu mais um ano de festivais, foi oportunidade para recordar a atividade desenvolvida neste último ano, mas também para prestar algumas homenagens e agradecimentos aos patrocinadores.

Rui Rocha na entrega do Prémio Gourmet

No palco do Salão Caffé Madalena Leandro, Carlos Sousa, Ana Sofia e Pedro Adérito entregaram certificados aos patrocinadores Sociedade Figueira Praia, Recheio Cash Carry, Miguel Abrantes Vinhos, Rui Nabeiro, Dionísio Marques Agostinho, Wellington Hotel, Dapaval, Irmãos Norinhos, Litofish, Ernesto Morgado, Rui Miguel Pinto, Lugrade Bacalhau de Coimbra, Gelcentro, ACIFF e Genialmed.

De seguida entregaram-se certificados aos restaurantes aderentes ao 31.º Festival Gastronómico: Bijou Restaurante, Restaurante Caçarola Dois, Restaurante Caçarola 1, Restaurante Casa dos Papagaios, Restaurante Casa Marquinhas, Restaurante Casa Mota, Restaurante a Cantarinha, Restaurante Dory Negro, Restaurante O Grazina, Restaurante o Marégrafo, Restaurante Pep´s, Restaurante Lota Nova e Restaurante Marisqueira Arte Xávega.

Um dos pontos altos do programa desta noite foi a entrega dos Prémios Gourmet, este ano à Gelcentro, Lda (empresa de produtos alimentares congelados) e ao Restaurante O Grazina – Casa das Enguias (que encerrou portas a 31 de dezembro último, depois de décadas a promover a gastronomia local).

Mário Esteves reforçou a aposta na realização de diversos festivais ao longo de todo o ano tendo como principal objectivo “a divulgação da gastronomia local recolhendo as receitas tradicionais, incentivando os nossos chefes a criarem verdadeiros pitéus, contribuindo assim para o incremento do turismo figueirense”, como irá acontecer para os cinco festivais agendados para o ano em curso.

O presidente da Associação salientou a falta de mão de obra que o sector regista bem como “a falta de formação profissional adequada aos sectores da restauração e hotelaria, pois muitos dos estudantes que frequentam as escolas profissionais não tem como objectivo seguir a carreira do curso que frequentam, mas sim obterem apenas o 12º ano”. De igual forma, “também ao nível dos desempregados inscritos nos Centros de Emprego nota-se um desinteresse em abraçarem esta actividade”.

Mário Esteves sublinhou que “a formação profissional deveria ser repensada e a muito curto prazo, estando a Associação Gastronómica Figueira com Sabor a Mar disponível para colaborar”.Neste discurso Mário Esteves aludiu ainda aos produtos paralelos que foram surgindo e são já uma referência, como as Areias do Mondego, Brisas da Figueira e a aposta e no arroz doce (carolino).

O presidente da direcção da Associação apelou, nesta noite, à união do sector: “o trabalho de gerir esta Associação nem sempre tem sido fácil não só pelas dificuldades financeiras que vamos ultrapassando, com a boa vontade de todos, mas porque devíamos ser mais e estar mais unidos na defesa dos nossos interesses, para melhor servir a Figueira da Foz e sobretudo quem nos visita”.

Em representação da Câmara Municipal da Figueira da Foz, o vereador Manuel Domingues agradeceu o papel desenvolvido pela associação e associados não só na promoção de produtos gastronómicos locais, mas também como agentes de turismo, divulgando do concelho da Figueira da Foz e suas potencialidades.

O autarca dedicou palavras a Mário Esteves “pela luta que leva a cabo quase todos os dias para que a Figueira da Foz tenha cada vez mais uma melhor restauração e que sejam todos bem recebidos”. “A hotelaria e a restauração da Figueira estão de parabéns e o município luta para que esta repercussão se note em todo o concelho. A nossa função é trazer pessoas à Figueira e tentar fixá-las e permitir que todo este negócio, toda esta envolvência, avance e siga o seu caminho”, considerou o autarca. Manuel Domingues deixou um apelo: “é importante todos lutarmos para que a Figueira da Foz seja melhor, dê passos e que seja o que todos queremos, um bom local onde se possa viver e trabalhar”.

O aniversário da Associação contou com a actuação das Mulheres de Tavarede e do cantor Ruizinho de Penacova, ambos agraciados com a entrega de uma placa, o mesmo sucedendo ao apresentador, Marques Cabete, pelo apoio que tem vindo a prestar à Associação e aos eventos realizado

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FFigueiraComSaborAMar%2Fposts%2Fpfbid02AGjnqKX2MnuKYNK5rgkeTZJCTa3jHadpGfCgCkHgYcuUJYeoJnSxRbS3PknmtN7ul&show_text=true&width=500" width="500" height="859" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowfullscreen="true" allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-shares.